Processo de Fabrico

Antes da fibra de vidro (FV) ser introduzida na indústria náutica, a construção de uma embarcação iniciava-se com a construção da quilha e das cavernas onde após esta fase, eram aplicadas as placas de madeira ou as chapas de aço que formavam o casco.

A fibra de vidro mudou a maneira como eram construídos os barcos de recreio desde meados de 1950 (Mitchell, Steve 1999)

O processo de construção de Embarcações de Recreio em Fibra de Vidro inicia-se com a construção de um Molde (negativo da geometria da Embarcação). A construção do Molde inicia-se após a conclusão da fase de projeto, sendo seguidamente fabricado um protótipo da embarcação com as dimensões à escala real, que pode ser obtido por fabrico manual ou utilizando uma máquina CNC, sendo este o processo selecionado para o fabrico dos moldes das embarcações da RIAMAR.

Concluído o Fabrico do Molde ou Moldes, inicia-se o Processo de Fabrico da Embarcação que consiste na deposição no Molde de várias camadas de materiais com características e propriedades mecânicas distintas.

A primeira camada depositada no Molde é constituída por uma Resina especial, o “GEL COAT” que serve para criar uma camada exterior da Embarcação resistente, impermeável, com proteção aos raios Ultra-Violetas (UV) e com um acabamento polido.

Posteriormente, acrescentam-se camadas sucessivas de manta de fibra de vidro e de resina (Roving e Tecido em Fibra de Vidro com Resina Polyester Isoftálica, propriedades químicas, térmicas e mecânicas) que constituem a parte estrutural da superfície do casco e convés.

Concluindo a laminagem e a sua cura, segue-se o processo de desmoldagem. Neste procedimento, o casco ou o convés são separados do respetivo molde.

Para evitar a colagem do componente ao molde é utilizada uma Cera de Desmoldagem aplicada em várias camadas antes da aplicação do Gel Coat.

Tem havido também um enfoque especial no gelcoat, que nos últimos anos tem sido a principal causa da osmose e/ou do rápido envelhecimento das superfícies em contacto com a água. É por isso que foi decidido usar o que hoje é considerado o melhor gelcoat de poliéster. Utilizado na indústria naval para embarcações de grande porte na faixa de 15 a 30 metros e barcos de corrida, o gelcoat de neopentila garante máxima resistência aos raios UV, alto brilho e sem amarelecimento por muitos anos. O casco e convés perfeitamente impermeáveis ​​à água garantem melhor resistência à osmose e altíssima resistência química. O gelcoat Neopentyl também é usado na construção de carrocerias e acessórios de carros de corrida.